domingo, janeiro 08, 2012

JUCA RAPHAEL MUITO DOENTE


O Juca está cada dia mais frágil, fraco e sem forças, cambaleia ao caminhar quase não tem forças para usar a caixa de areia. Quando o pego no colo e vejo quão magro está, como não tem mais a vivacidade de anos atrás, já pesou 7 kg, ontem fomos a veterinária e está pesando 3kg 200gramas: os anos não perdoa a nenhum ser vivo. Por mais que lute ao seu lado sei que sua vida está se extinguindo. Só me resta ajudá-lo, dar meu amor, carinho e atenção. Faz alguns meses que ele não tem muita noção de onde está, anda pelo quintal como se estivesse perdido eu o chamo me reconhece e vem correndo. Agora mia desesperadamente, entra e sai como se não encontrasse local que o acomode.  Outro dia miou muito de madrugada querendo sair, abri a porta e ele ao invés de ficar contente como das outras vezes em sair ele simplesmente continuou miando desesperado como que não tivesse visto que estava fora.

Outro dia eu estava fazendo soro subcutâneo no Miguel e ele miou tanto andando sem rumo pelo quintal que não sabia o que fazer deixar o Miguel e ir atrás dele ou terminar com o Miguel.

Já tive oportunidade de conviver com uma idosa com mal de alzheimer e o comportamento é idêntico, já estava suspeitando que fosse e a veterinária me disse que tudo indica que ele está com algum distúrbio e pode ser alzheimer.

Há alguns meses está com fixação com água, coloquei água por todo o lado em meu quarto que é um espaço bem pequeno há três recipientes com água, inclusive uma bacia enorme.  Logo pela manhã ele vai em cada vasilha e toma água, depois mia desesperado para sair para tomar água na pia do banheiro, no banheiro tem outra vasilha de água, ele vai em cada uma delas. Por causa de sua fraqueza coloco um banco ao lado da pia para que possa descer sem ter perigo de cair, mas agora nem isso é possível, pois está muito fraco, mas mesmo assim insiste em beber água na pia, se não deixar fica desesperado miando, hoje o ajudei subir na pia e fiquei ao lado dele até que terminasse de tomar água, depois pus caixas em cima para que não tente subir.

Desde que o Miguel ficou doente ele piorou, inicialmente pensei que fosse ciúmes, pois é muito ciumento, é também ciúme, mas a piora é por causa de seu quadro , eu o vejo apático, olhar distante, parece que não está mais aqui.

Ainda bem que quando o alimento apesar de inicialmente recusar, acaba se alimentando. Não entendo porque está emagrecendo desta maneira se não descuido, dou comida, vitaminas, Florais, alem do tratamento diário com homeopatia.

Cada vez que vou ver os gatinhos, especialmente quando ainda estavam cambaleantes para caminhar, pensava: uma vida frágil por estar começando a vida, e o Juca frágil por estar com sua vida terminando. A vida é muito misteriosa, por mais que eu leia, medite não consigo entender o caminho da vida neste mundo. Por mais que acredite que existe uma outra vida, uma outra experiência a ser vivenciada depois que partirmos daqui deste planeta, não consigo entender o sofrimento, não consigo entender a dor.

Não tenho muito problema com a morte, pois sei que é a única verdade absoluta desta vida, mas o sofrimento esse realmente não entendo.

 Foto tirada a pouco enquanto escrevia o texto.
 Pote de ração em cima da cama para que eles se animem em comer.

 Muito magro.







Nenhum comentário: